Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

30 de janeiro de 2018

Programação do CAE aposta em nomes sonantes para cartaz de luxo


CULTURA


O ano de 2018 traz ao Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) muitas e irresistíveis propostas para os próximos meses. Uma programação ecléctica e diferenciada, que abarca as áreas das artes performativas, da música, do cinema e das artes plásticas, em simbiose com a educação e a mediação cultural, faz do CAE, até Junho, um destino obrigatório e uma referência nacional no sector da Arte, Cultura e Espectáculos.


Dos êxitos de Prince a Benjamin Clementine, Pat Metheny, Ana Bacalhau e Camané


Em Março, o CAE recebe o espetáculo “One Night With Prince”, de homenagem a Prince, pela mão do London Community Gospel Choir (dia 24) e o concerto, já esgotado, de Benjamin Clementine (dia 27), aclamado como o talento da sua geração, na apresentação do álbum “I Tell a Fly”, de 2017.

Em Maio evoca-se “The Simon & Garfunkel Story” (dia 25) e, em dia de aniversário do CAE, 1 de Junho, chega Stacey Kent com a Orquestra das Beiras, na apresentação do seu mais recente trabalho “I Know I Dream – The Orchestral Sessions”. A 28 do mesmo mês, outro regresso – o do guitarrista de jazz norte-americano Pat Metheny, para “An Evening With Pat Metheny” e Antonio Sanchez, na bateria, Linda Oh, no contrabaixo e Gwinlym Simcock, ao piano.

Os talentos nacionais também marcam presença, com os concertos de Ana Bacalhau (7 de Abril), a vocalista dos Deolinda que se estreia a solo com “Nome Próprio”, e o de Camané (18 de maio), um dos nomes incontornáveis do fado, que presta homenagem a uma das suas maiores referências neste “Camané Canta Marceneiro”. 

Nas artes performativas nacionais, a Companhia Quorum Ballet apresenta o espectáculo de dança contemporânea "A Sagração da Primavera | Made in China", numa produção sino-portuguesa (28 de abril).

Em Maio, a UAU traz o espectáculo de Homenagem a Raul Solnado, que revisita os seus monólogos mais hilariantes pela voz de Telmo Ramalho (5 de maio).

Cultura e Espectáculo para os mais pequenos


Para o público infantil e para as famílias chega, já em Fevereiro, o espectáculo “Patrulha Pata Ao Vivo! - Entrar em Acção”, baseado na série de animação da Nickelodeon, nos dias 24 e 25, com duas sessões em cada dia (11h00 e 15h00).

No mesmo mês, destaca-se ainda o Encontro de Coros Infantil/Juvenil, com o anfitrião Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz e quatro agrupamentos convidados. O Musical "The Impossible Journey", concebido e produzido pela Escola de Artes do CAE, chega em Abril, e as XLI Jornadas de Teatro Amador, em maio.

Em Março o CAE é palco da peça de teatro “Sophia”, pela companhia O Teatrão, uma viagem pelo universo de Sophia de Mello Breyner Andresen com oficinas para pais e filhos nas temáticas de design gráfico, ilustração, figurinos e teatro, e, ainda, o musical “Alice no País das Maravilhas”, uma divertida peça para os mais pequenos com lições sobre a amizade, a felicidade, a convivência e o trabalho em equipa.

Cinema

No cinema, continua a aposta em filmes que percorreram o circuito dos principais festivais de cinema do mundo, dando ênfase à produção europeia. Às sextas-feiras, pelas 21h30, descobrem-se obras de autores consagrados e de novos valores e assiste-se a estreias nacionais com a presença de realizadores. Da programação dos próximos meses, destaque para a exibição do premiado filme francês “120 Batimentos por Minuto”, de Robin Campillo (2 de Fevereiro); “Lucky”, de John Carroll Lynch” (16 de Fevereiro), com o malogrado actor Harry Dean Stanton, naquele que seria o seu derradeiro papel de relevo no grande ecrã; “O Meu Belo Sol Interior”, de Claire Denis (2 de março), que tem como protagonista a actriz francesa Juliette Binoche; e, ainda, a exibição de “Maria by Callas”, de Tom Volf (23 de Março), um documentário sobre a cantora de ópera mais famosa de sempre.

Música depois dos filmes

Há um novo ciclo na programação musical do CAE, de entrada livre, com a apresentação de nomes emergentes da música nacional, uma vez por mês, às sextas-feiras e após as sessões de cinema, em sessões de café-concerto. Em Fevereiro (16) sobem ao palco do Jardim Interior os :Papercutz, que apresentam o novo álbum “King Ruiner” e a nova vocalista, Catarina Miranda, conhecida pelo seu trabalho como Emmy Curl. Em Março (16) é a vez de LINCE, a.k.a Sofia Ribeiro e, em Abril (27), é JP Simões quem apresenta a sua nova metamorfose, Bloom, com o seu disco de estreia "Tremble Like a Flower". Finalmente, em Junho (15), chega Sequin, projeto dirigido por Ana Miró.

Exposições

A pintura de A. Ribeirinho, na Sala 2, com o título “De Cotovelos no Parapeito” e, na Sala Afonso Cruz, as “Bandas Sonoras” da fotógrafa Rita Carmo, conhecida pelo seu trabalho no semanário Blitz, são mais duas das muitas boas razões para visitar o CAE ao longo dos próximos meses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto