Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

FotografiaLDA

26 de janeiro de 2018

«Os jovens são as principais vítimas das formas de contratação precária»: Garcia Pereira esteve na Figueira da Foz a convite da Frente Cívica



CIDADANIA


O advogado e professor Universitário Garcia Pereira, que já foi candidato a Presidente da República e dirigente do MRPP, esteve no auditório da Universidade Sénior da Figueira da Foz, a convite da Frente Cívica, para falar sobre «Cidadania, Justiça e Direitos dos Trabalhadores».


Em declarações exclusivas, à Foz ao Minuto, Garcia Pereira explicou algumas das suas preocupações, nomeadamente sobre os jovens que trabalham de forma precária.

«O que me preocupa em relação ás questões de trabalho, são questões de carácter geral, não posso falar em casos concretos por questões profissionais, mas na Figueira há um ou outro caso por resolver». Começou por explicar o ex-dirigente político.

«Os direitos dos trabalhadores foram drasticamente cortados, com as "chamadas medidas de austeridade", e naquilo que é fundamental, não foram ainda repostos todos os direitos, como por exemplo, as regras que facilitaram os despedimentos e facilitaram a contratação precária». Acrescentou Garcia Pereira.

«Os nossos jovens são as principais vítimas dessas formas de contratação, visto que mais dos 75 % dos seus contratos de trabalho são precários, e, um jovem com contrato a prazo, é um  jovem que está a hipotecar o seu futuro».

Confrontando sobre quais os conselhos que tem para os jovens, o advogado acrescentou: «devem-se unir e participar na luta mais geral dos trabalhadores portugueses, contra essas formas de contratação que são tão abusivas, como fraudulentas. Temos inúmeros jovens da sociedade portuguesa, a ocupar postos de trabalho permanentes, com formas de contratação que não são aquelas que eram devidas, que eram os contratos sem prazo, mas sim com contratos de trabalho temporários, contratos de formação, contratos a prazo, e outro tipo de contratação, que lhes corta as perspectivas de futuro» por exemplo um jovem desses «se quiser um empréstimo para adquirir uma casa, o banco não lhe empresta». Elucidou-nos o professor universitário.

«Também não se podem fixar num compromisso estável, porque ao saírem de casa de manhã, não sabem se ao regressar à noite ainda o têm». Frisou Garcia Pereira.

Em relação à sua vida política, a Foz ao Minuto questionou o ex-dirigente do MRPP, se está a pensar criar um novo partido, ou aderir a outro, mas este foi peremptório, em afirmar que  «nem em fundar partidos nem entrar em nenhum».

«No entanto não deixarei de erguer a minha voz, enquanto cidadão, aliás onde houver um trabalhador em luta estarei apoiá-lo, contínuo portanto a participar em termos políticos, mas em termos partidários, aí sim estou fora». Explicou o advogado.

«A humanidade nunca colocou nenhum problema, que não estivesse já a equacionar essas formas de resolução do problema, enquanto nós nos preocupamos com todas as questões debatidas aqui hoje, esse já é o primeiro passo para resolver os problemas, temos de nos atirar a essa tarefa de resolução, porque o futuro é de quem luta por ele» concluiu Garcia Pereira.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto