fozaominuto

29 de janeiro de 2018

Montemor-o-Velho: Matança do porco à moda antiga em Seixo de Gatões


CULTURA


No dia 27 de Janeiro, mais de uma centena de sócios, amigos e entidades passaram, ao longo do dia, pela Associação Recreativa da Cabeça Alta – ARCA, na freguesia do Seixo de Gatões, para participar nos diversos momentos da reconstituição da matança do porco à moda antiga.


O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado de Diana Andrade, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara, esteve à conversa com presidente da direcção da ARCA e, ao presenciar o início da preparação do jantar, aproveitou o momento para elogiar “o dinamismo e o trabalho da associação”.

Para o dirigente da ARCA, Silvino Madaleno, “este é sempre um dia de convívio em que pretendemos honrar a nossa memória e mostrar a quem nos visita como era a vida nas nossas aldeias antigamente”.

O dia começou bem cedo com o “café da panela com beiloses”, com as “águas de aquecimento intensivo “, com o “bacalhau assado de pé” e com as “febras e miudezas”, seguindo-se o almoço, os “aguaceiros”, o “cozido da matança” e os “caldos”, terminando com o “arroz de pica no chão”.

Dando continuidade à tradição, a organização voltou a disponibilizar o serviço de carro-de-mão ao domicílio, em que, de forma gratuita, são confortavelmente transportados até suas casas os convivas que apresentem sintomas adversos provocados pelas “águas de aquecimento intensivo”. Segundo nota do Município Montemorense.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncio

Anuncio
Copyright © fozaominuto