Foz ao Minuto

5 de janeiro de 2018

Lagoa da Vela: Voluntários vão iniciar limpeza da área ardida



BOM SUCESSO


A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem em curso um conjunto de diligências destinadas a promover a reabilitação da Lagoa da Vela, em parceria com a Associação Vela Pravida, Junta de Freguesia do Bom Sucesso e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).


Esta sexta feira, dia 5 de Janeiro de 2018, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, do presidente da junta de freguesia do Bom Sucesso, Carlos Batata, da Engenheira Teresa Serra, do ICNF, de representantes dos órgãos sociais da Associação Vela Pravida e do vereador responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, Miguel Pereira, teve início a acção de limpeza das margens da Lagoa da Vela, num total de 7ha de área ardida, com o reconhecimento do terreno e a formação das equipas de voluntários que, ao longo dos próximos seis meses, irão proceder ao corte e recolha de acácias ao redor da lagoa, sendo o material cortado e recolhido disponibilizado para auto-consumo dos operadores/populares.

A acção, que tem como objectivo a reflorestação da área com espécies nativas, como carvalhos e ulmeiros, tem a supervisão do ICNF e será acompanhada e apoiada pelos serviços técnicos do Município, incluindo sapadores florestais. A liderança das equipas de voluntários, que usufruirão de seguro, formação e equipamentos de segurança, é assumida pela Associação Vela Pravida. Em nome da associação, José Cabete lembrou que o objectivo da Vela Pravida «é a preservação da Lagoa, que tem de começar com a limpeza das suas laterais». Para os voluntários, garantiu, «mais do que o benefício da madeira que poderão recolher, trata-se de trabalhar por uma causa que é de todas, a água em geral, que é um bem cada vez mais precioso, e a Lagoa da Vela, em particular, que é uma das pérolas do nosso Concelho».

O presidente da Câmara agradeceu a colaboração dos voluntários, considerando que a mesma «atesta a preocupação da população com a preservação de um património que é de todos». O edil sublinhou ainda que «a Autarquia não podia alhear-se desta iniciativa que conjuga esforços da junta de freguesia, de uma associação e de muitas pessoas, assumindo-se, pelo contrário, como um parceiro activo desta acção».

Os interessados em participar nesta acção de voluntariado podem fazer a sua inscrição junto da Associação Vela Pravida, com sede na antiga escola primária do Camarção, às terças e sábados à tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto