Foz ao Minuto

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

28 de dezembro de 2017

Figueira da Foz dinamiza reabilitação da Lagoa da Vela com voluntariado e fundos de emergência


FIGUEIRA



A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem em curso um conjunto de diligências destinadas a promover a reabilitação da Lagoa da Vela. Assim, em parceria com a Associação Vela Pravida, com a Junta de Freguesia do Bom Sucesso e com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), irá realizar-se uma série de iniciativas que irão envolver a comunidade, a primeira das quais já a 5 de Janeiro de 2018. 

A partir desta data, em três parcelas que correspondem a cerca de 7 ha, serão desenvolvidas, entre outras, acções de recuperação da área ardida, em contexto de voluntariado, centradas, inicialmente, no corte e recolha de acácias ao redor da lagoa, sendo o material cortado e recolhido disponibilizado para auto-consumo dos operadores/populares.

A estas acções, em preparação há vários meses, juntar-se-ão as que se tornaram necessárias em virtude dos incêndios que em Outubro último afectaram, em toda a região, mais de 750 hectares do território. Para debelar os efeitos da catástrofe ambiental, a Câmara Municipal da Figueira da Foz submeteu, via ICNF, uma Candidatura para a Estabilização de Emergência Pós incêndio no âmbito da Operação 8.1.4- “Restabelecimento da floresta afectada por agentes bióticos e abióticos ou acontecimentos catastróficos”. 

A aprovação desta candidatura, destinada a recuperar área ardida, traduz-se num financiamento integral de 80 mil euros, que serão rapidamente colocados ao serviço da Lagoa da Vela. 

«Os efeitos dos incêndios ocorridos em Outubro de 2017 no território do concelho da Figueira da Foz, justificam o delineamento de medidas de estabilização de emergência, com os objectivos de evitar a degradação dos recursos naturais e a perda de biodiversidade, bem como de recuperar infraestruturas florestais», explica o vereador responsável, Miguel Pereira. “Estamos perfeitamente conscientes do trabalho conjunto que é preciso fazer para recuperar esta que é uma das zonas mais valiosas da Figueira da Foz. 

É uma recuperação que está, como é exigível, a ser concertada com as entidades que tutelam as diferentes vertentes daquele território, assumindo-se a autarquia como o motor desta missão.


«As medidas que vão para o terreno já no início do ano são um primeiro passo de um longo trabalho que tem por Objectivos devolver a lagoa da vela a todos  os figueirenses e a todos os que nos visitam, envolvendo a comunidade local como forma de também a sensibilizar para a importância da preservação daquele património colectivo. 

Porque, aproveitando esta recuperação, queremos efectivamente maximizar o potencial da Lagoa da Vela, impedindo algumas situações recorrentes, como o desleixo ambiental. Sabemos que o processo de recuperação não será repentino mas temos a certeza que será coroado de êxito, pelo muito que estamos a trabalhar para isso», conclui o vereador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto