Anuncio

Anuncio

20 de novembro de 2017

Alexandre Quintanilha nas comemorações do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica de 2017



CULTURA

O Município da Figueira da Foz assinala o Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica de 2017, que habitualmente se comemora a 24 de Novembro, com uma palestra com uma palestra a proferir, dia 04 de Dezembro, pelas 15h00, no Auditório Municipal,  pelo Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, subordinada ao tema" Desafios actuais da biomedicina". 
A iniciativa, gratuita, é fundamentalmente direccionada a alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade e docentes, e nela serão abordadas algumas das grandes inovações biomédicas do século XX, cujo avanço acelera e tanto fascina actualmente. Para onde caminhamos? será a pergunta fundamental que o cientista vai colocar, após uma síntese dos desafios do passado, do presente e do futuro.

O Município disponibiliza transporte, mediante marcação prévia: 233 413490 (Núcleo Museológico do Mar/espaço Querer Saber). 


BIO: Alexandre Tiedtke Quintanilha nasceu e completou o liceu em Lourenço Marques (Maputo) Moçambique.
Doutorou-se em física teórica na Witwatersrand University, Johannesburg, em 1972. Passou as duas décadas seguintes na University of California at Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de fisiologia celular e biofísica e diretor do Center for Environmental Studies.
Veio para o Porto no início da década de 1990 como professor de biofísica no ICBAS-UP (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto). Fundou e foi até 2010, diretor do IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto). Dirigiu o Laboratório Associado IBMC-INEB e presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que para além destes dois institutos, integrou também o IPATIMUP.
É membro de várias academias internacionais e presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia (Marie Curie, ELSA, membro do EURAB e do STAC) e de outras organizações internacionais de investigação.
Actualmente é presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), do Conselho de Escola da Escola Nacional de Saúde Pública e do Conselho Consultivo da Hospital Magalhães de Lemos. E desde 2015 preside à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos. Os seus interesses actuais são nas áreas do stress biológico, percepção do risco, divulgação do conhecimento e políticas de ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto