Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

20 de outubro de 2017

José Tolentino Mendonça abre o programa de comemorações do 8.º aniversário das 5as de Leitura



LITERATURA


O Município da Figueira da Foz dá início às comemorações do 8.º aniversário do projecto de promoção e incentivo à leitura «5.as de Leitura»,  com um encontro, dia 9 de Novembro, pelas 21h30, com José Tolentino Mendonça, que se fará acompanhar do seu editor José Couceiro. 

O escritor vem apresentar ao público figueirense a sua mais recente obra "O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas", um  livro através do qual, "guiados por um dos mais importantes ensaístas portugueses de hoje - um pensador com grande experiência de escuta dos outros -  entramos, mais do que numa viagem de regresso, num itinerário de reinvenção de nós mesmos". 

As comemorações prosseguem a 23 de Novembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal, com um encontro João de Melo, Mário Cláudio e as editoras Cecília Andrade e Maria do Rosário Pedreira. 


BIO: 
Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive em Lisboa, onde, entre outras responsabilidades académicas e pastorais, é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (onde se doutorou em Teologia), director do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e capelão da capela do Rato. É também consultor do Pontifício Conselho para a Cultura (órgão do Vaticano). Tem publicado diversos livros de poesia, ensaio e teatro na editora Assírio & Alvim e colaborado em muitos outros como tradutor e organizador. Para José Tolentino Mendonça, «a poesia é a arte de resistir ao seu tempo». A sua obra tem sido distinguida com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e, mais recentemente, o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto