Foz ao Minuto

27 de setembro de 2017

Escola Bernardino Machado - O Mandarim e a Cultura do Império do Meio



EDUCAÇÃO

No âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas e com o objectivo de motivar os alunos para a aprendizagem de línguas estrangeiras, realizou-se, no dia 26 de Setembro, na biblioteca escolar da Escola Dr. Bernardino Machado, a sessão «Mandarim e a cultura do Império do Meio», dinamizada por Lídia Monteiro, professora licenciada em Filosofia, que estuda mandarim no Instituto Confúcio e que, actualmente, se dedica ao ensino-aprendizagem desta língua.

A actividade foi dirigida a alunos do 10.º ano, acompanhados pela docente de Inglês, Ana Sousa. Lídia Monteiro, que esteve a leccionar na China durante quatro anos, partilhou com os alunos a sua experiência, fornecendo-lhes informações sobre o sistema de ensino da China, onde a valorização da educação e a cultura de esforço e disciplina fazem parte de uma longa tradição.

Relativamente à língua mandarim, fez referência aos caracteres chineses, mostrando palavras que pretendem ser imagens estilizadas dos objectos que representam, ao pinyin (sistema  de transcrição alfabética  e fonética  dos caracteres chineses, que usa os caracteres do alfabeto latino), à pronúncia, realçando os quatro tons da língua, e à escrita, salientando a importância da ordem dos traços.

Os alunos tiveram a oportunidade de pronunciar algumas palavras e de se iniciarem na escrita de alguns caracteres, o que consideraram uma tarefa aliciante apesar da dificuldade sentida. Estes participaram com motivação e entusiasmo, tendo a sessão sido gratificante para todos os intervenientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Anuncie AQUI
Copyright © Foz ao Minuto