Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

21 de agosto de 2017

Joana Bagulho vai actuar no Mercado Municipal da Figueira da Foz



MÚSICA

Depois do Jardim do Fado, que reuniu centenas de pessoas no Jardim Municipal no passado dia 16 de Agosto, o ciclo Serenatas do Mondego 2017 chega ao fim com chave de ouro.

"Joana Bagulho toca Carlos Paredes em Cravo" é a proposta para a última noite das Serenatas do Mondego, a realizar no próximo dia 23 de Agosto, pelas 22h00, no interior do Mercado Municipal, com entrada livre.

Uma noite diferente, ao som de Carlos Paredes, magistralmente transcrito para cravo pela reconhecida instrumentista Joana Bagulho. A não perder.

«O concerto da cravista Joana Bagulho apresenta-nos uma abordagem pessoalíssima da música de Carlos Paredes. A intérprete rompe barreiras, transcrevendo para cravo a música do compositor e guitarrista, num espectáculo intimista, a que chamou “Acção”. Este “Acção” é também o título da primeira peça do disco da artista. Esta peça integra, aliás, o segundo disco de Carlos Paredes, de 1963, com o nome de “Acção – Prelúdio” e é mais tarde transformada em “Canto de Rio”, a peça que encerra o CD. Acção é também uma palavra-chave na vida e obra de Paredes, na sua atitude em relação à música e à sociedade. 

A música do compositor tem muitas referências ao que parece ser a linguagem idiomática do cravo: o cromatismo dos baixos, as harmonias ricas e repetidas exaustivamente, as notas repetidas. Esta similitude permitiu a Joana Bagulho projectar um concerto único e comentado, que transporta de forma singular o universo de Paredes para o espaço barroco do cravo».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto