11 de julho de 2017

"Colóquio Florestas: Prevenção, limpeza e ordenamento" promovido pelo Fórum Cívico Figueira 2017 no próximo Domingo


COLÓQUIO

Colóquio Florestas: Prevenção, limpeza e ordenamento. Que futuro para a Serra da Boa Viagem, é o nome de um colóquio promovido pelo Fórum Cívico Figueira 2017, para o próximo domingo, dia 16 de Julho de 2017 (domingo), pelas 17h00,  nas instalações da União Instrução e Recreio Serra da Boa Viagem.
Neste evento, os oradores convidados serão o Engº José Carlos Morgado Gestor Florestal da área das empresas de celulose e o Doutor Ricardo Oliveira Investigador da Universidade de Coimbra, com a moderação a cargo do Dr. João Saltão (do Técnico superior de Segurança e Higiene do Trabalho).




A importância ambiental, territorial, social e económica da floresta em Portugal é um tema sempre premente, recorrente e oportuno, apesar de há muitas décadas ser objecto de análise preocupação e estudo por parte dos diversos actores sociais, designadamente dos poderes públicos, da comunidade científica, dos parceiros sociais e da população em geral.
No entanto, ao fim de tantos anos de reflexão, de acção ou inacção, das sucessivas entidades públicas com tutela sobre as florestas, bem como dos privados que a detêm numa significativa parcela, o certo é que quase tudo continua por fazer, no que respeita à gestão do ordenamento, limpeza e prevenção de incêndios.
Assim, o Fórum Cívico Figueira 2017, irá realizar no próximo dia 16-07-2017 (domingo), pelas 17 horas na Colectividade UIR, povoação da Serra da Boa Viagem, um colóquio subordinado ao tema “Florestas, prevenção, limpeza e ordenamento. Que futuro para a Serra da Boa Viagem”.
Pelo facto de as instalações da colectividade se situarem no centro da povoação da serra, toda ela rodeada de floresta, permitirá a todos os participantes (para além da informação e conhecimento transmitidos pelos oradores convidados no espaço da sala), uma visita guiada à floresta para assistirem “in loco” à visualização demonstrativa das abordagens apresentadas pelos especialistas convidados.
Os principais temas a abordar centram-se no planeamento, gestão, prevenção e limpeza da floresta, interface urbano-florestal, instrumentos de gestão, evolução legislativa e apoios comunitários e na análise sócio-económica, operacional e científica dos incêndios florestais em Portugal.
Serão oradores e especialistas convidados o Engenheiro José Almeida Morgado, gestor florestal de empresas de celulose e responsável pela protecção contra incêndios florestais e o Dr. Ricardo Filipe Oliveira, investigador da Universidade de Coimbra nos domínios do comportamento do fogo e dos aspectos socioeconómicos dos incêndios florestais.  
Será dinamizador do colóquio o Dr. João Saltão, Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho, com experiência na gestão da prevenção de riscos profissionais nos locais de trabalho.             

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto