Anuncio

Anuncio

23 de julho de 2017

Cantanhede: Biocant alarga cooperação internacional ao México



CANTANHEDE

O Biocant – Centro de Transferência de Tecnologia em Biotecnologia acaba de formalizar um memorando de entendimento com o CIATEJ, A.C - Centro de Investigação y Assistência em Tecnologia do Estado de Jalisco, no México, tendo em vista  a cooperação no campo da investigação científica e tecnológica através de projectos e iniciativas a desenvolver em parceria.

Formalizado pelo Presidente do Conselho de Administração do Biocant, João Moura, e pelo Director Geral do CIATEJ, Inocêncio Higuera, o respectivo protocolo envolve também o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, que esteve representado pelo seu Director-Geral, Enrique Cabrero. A assinatura do documento ocorreu na sequência da visita ao Biocant Park de uma delegação de representantes de entidades brasileiras e mexicanas, entre as quais Elias Micha, Chief Science and Technology Advisor do Presidente do México.

O acordo assenta na existência de objectivos comuns entre as instituições signatárias,“o Biocant por promover a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia através da transferência de tecnologia, do out-licensing para spin-out de iniciativas na área de diotecnologia e das ciências da vida”, e o CIATEJ enquanto centro de investigação que realiza actividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e ensino para os sectores agroindustrial, químico, farmacêutico e da saúde.

Assim, o  objecto do memorando de entendimento é “a colaboração e o desenvolvimento de projectos científicos e tecnológicos nos campos de interesse comum” às entidades que o subscrevem, designadamente a “organização de cursos, simpósios e outros eventos para benefício académico, científico e cultural”, o “intercâmbio de informações, documentos e publicações científicas através de seus activos bibliográficos”, bem como “a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento de investigação” nas áreas contempladas no acordo.

Fomentar “a criação de bolsas de pesquisa científica constituídas por professores e investigadores em por períodos inferiores a um ano ou durante a licença sabática”“promover a mobilidade escolar através do desenvolvimento de programas e projectos de intercâmbio”“estabelecer uma cultura de empreendedorismo” e“estimular a criação de startups” são outras das cláusulas acordadas pelas partes.


Fonte: Município de Cantanhede

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto