Anuncio

Anuncio

20 de julho de 2017

Assinado Protocolo de Cooperação entre Soure e Pombal



ASSINATURA DE PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE SOURE E POMBAL PARA ESTUDO SOBRE SISTEMAS DE RECEPÇÃO, TRANSPORTE E TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS

«Considerando que as autarquias detêm competências atribuídas em alguns sectores, designadamente nos domínios do ambiente, saneamento básico e da promoção do desenvolvimento, é pretensão do Município de Soure garantir a recolha e tratamento dos efluentes domésticos dos aglomerados. 

O Concelho de Soure confina a sul com o Município de Pombal que gere o seu próprio sistema de recolha, tratamento e rejeição de efluentes do seu território. Pombal, além de ter prevista a realização de um investimento no domínio do saneamento básico e pretender deixar de utilizar o rio Anços como destino final de todos os efluentes domésticos que são produzidos na sua bacia hidrográfica, tem a ETAR da Redinha com a sua capacidade próxima da lotação, surgindo, assim, uma oportunidade de congregação de esforços para beneficiar o ambiente e melhorar a qualidade de vida dos habitantes dos dois concelhos. 

Deste modo, os Municípios de Soure e Pombal pretendem levar a cabo uma análise detalhada, no sentido de avaliar a possibilidade de assegurar a recolha e tratamento de efluentes domésticos de aglomerados que, sendo contíguos, integram as respectivas circunscrições territoriais através de infraestruturas já existentes ou a criar, potenciando capacidades instaladas e o investimento público municipal. 

O Protocolo foi assinado esta manhã na Nascente do Rio Ourão, em Pombal, pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, e pelo Dr. Diogo Mateus, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, definindo os termos e condições para um estudo técnico/financeiro que permita uma solução de interligação entre os sistemas de receção, transporte e tratamento dos efluentes domésticos das populações que, apesar de pertencentes a concelhos distintos, são geograficamente muito próximas. 

A celebração desta parceria surge numa lógica de optimização dos investimentos públicos, tendo como esteio a garantia de uma maior eficiência a nível social, ambiental e financeiro e o aumento da qualidade de vida dos seus habitantes». Segundo fonte do Município de Soure.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto