8 de julho de 2017

Aluna da Escola Bernardino Machado conquista o 2.º lugar na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura





EDUCAÇÃO

Francisca Santos, aluna da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar), classificou-se em 2.º lugar na fase final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que se realizou na Anadia, no dia 7 de Julho de 2017.

A aluna esteve presente nesta fase final nacional como representante do distrito de Coimbra (3.º ciclo), tendo este evento reunido os 57 concorrentes finalistas dos dois níveis de ensino (3.º Ciclo e Ensino Secundário) já apurados na 2.ª Fase (Regional), entre participantes de Portugal Continental, Regiões Autónomas e Escolas de Português no Estrangeiro.
Esta 3.ª Fase do Concurso Nacional de Leitura traduziu-se na realização de uma prova Final Nacional que consistiu na prestação de uma prova pública, organizada em dois momentos – Prova Semifinal e Prova Final.
Após a realização da Prova Semifinal, que consistiu em completar um conto de final aberto, foram apurados cinco vencedores em cada nível de ensino (5 do 3.º Ciclo e 5 do Ensino Secundário) que foram opositores na Prova Final.
Estes finalistas, entre os quais se encontrava a Francisca Santos, foram sujeitos à apreciação do Júri Nacional pelas suas intervenções em três planos distintos, nomeadamente: leitura expressiva, dramatização e argumentação.
A classificação da aluna Francisca Santos em 2.º lugar evidencia que o seu excelente desempenho foi reconhecido pelo Júri Nacional (constituído por um representante do Plano Nacional de Leitura, na qualidade de Presidente do Júri assim como pelos representantes das entidades parceiras: Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede de Bibliotecas Escolares, Camões IP e Direcção-Geral da Administração Escolar).
O evento foi conduzido pelo apresentador José Carlos Malato e será transmitido pela RTP.
Foi em clima de grande alegria que os acompanhantes da aluna (o irmão; as docentes que a apoiaram: Teresa Carriço, Lígia Bogalho, Maria José Monteiro e Maria José Barão; e a assistente operacional, Cristina Oliveira, a exercer funções na biblioteca da Escola Bernardino Machado) celebraram, na Anadia, esta contagiante vitória.
A Francisca Santos, que disse estar «muito feliz por representar a Escola Secundária Dr. Bernardino Machado».



Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto