1 de junho de 2017

Setecentas crianças correram pela Paz na Figueira da Foz


DIA 1 de JUNHO

Na manhã do Dia Internacional da Criança, que hoje 1 de Junho se assinala, foram setecentos os meninos e meninas que festejaram a efeméride na Figueira da Foz, com uma iniciativa que assinalou também os 30 anos da Corrida da Paz,
Junto à estátua de Sri Chinmoy.


Em ambiente de festa, as crianças do pré escolar e 1.º ciclo - oriundas da Casa de S. Pedro, Casa da Criança de S. Julião, JI Conde Ferreira, Conservatório de Música David de Sousa e Colcheia, 1.º e 2.º JE João de Deus, e Escolas do 1.º CEB de Abadias, Rui Martins e Viso - entregaram desenhos e cantaram temas musicais alusivos à Paz na presença do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, que falou aos mais novos sobre a importância de adoptarem, desde já, comportamentos de Paz, nas suas vertentes de amizade, harmonia, compreensão e tolerância.

Os 30 anos da Corrida pela Paz, instituídos pelo filósofo, poeta, artista e atleta Sri Chinmoy, foram assinalados, ainda, na Figueira da Foz, com o descerramento de uma placa alusiva à efeméride e com o baptismo, visível na pedovia que tem início junto à estátua do pacifista, de uma Milha Pela Paz, 1609 metros que todos são convidados, a partir de hoje, a correr com sentimentos de Paz em mente.

As 700 crianças participaram ainda numa animada corrida simbólica, liderada pelo maratonista paralímpico Jorge Pina, que carregou a Tocha da Paz, acompanhado por atletas de várias nacionalidades, e a quem coube estrear a Milha Pela Paz.
Na Galeria Magenta, para celebrar o momento, está também patente uma exposição com pinturas e desenhos de Sri Chinmoy, com entrada livre

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto