Anuncio

Anuncio

6 de junho de 2017

Prémios Arrisca C: mais de 100 mil euros para jovens empreendedores

Concurso Nacional de Ideias e Planos de Negócio, que vai na 8.ª edição, já ajudou na criação de mais de 20 empresas. Em 2016 concorreram 81 projetos inovadores e os vencedores vão ser agora conhecidos num evento que conta com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Os prémios do Concurso de Ideias e Planos de Negócio "Arrisca C”, promovido por um conjunto de 16 parceiros, liderados pela Universidade de Coimbra (UC), e apoiado por 22 patrocinadores, vão ser anunciados na próxima quinta-feira, dia 8 de Junho, no auditório do Museu da Ciência da UC, a partir das 16h30. O evento conta com a presença de Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Os candidatos que concorreram à 8.ª edição do Arrisca C puderam escolher entre duas tipologias. A primeira refere-se a um concurso de ideias de negócio ainda em fase de conceção, sem plano desenvolvido. A segunda tipologia é direcionada a candidatos com um projeto inovador, já com um plano de negócio para a constituição de uma empresa.

Cerca de 142 promotores acreditaram nas suas ideias e apresentaram a concurso 81 projetos candidatos a prémios que superam os 100.000 €.

Com a experiência e o sucesso das edições anteriores, o Arrisca C firmou-se como um projeto ambicioso. Ao fim de nove anos, com cerca de 760.000 € em prémios distribuídos, 741 projetos candidatos, 1828 promotores e mais 20 empresas criadas, esta iniciativa aumentou a fasquia e transformou esta última edição num marco na propagação de ideias e projetos inovadores.

Prémios aliciantes que incluem desde valores monetários até incubação, mentoring, coaching e prototipagem; uma ficha de candidatura simples e dinâmica; novos parceiros e patrocinadores; um prémio vocacionado para as iniciativas sociais; e a mesma determinação em inovar e empreender fazem do Arrisca C o concurso ideal para os empreendedores que acreditam na força da Inovação.
IDEIAS DE NEGÓCIO | PROJETOS FINALISTAS

Deteção precoce da gravidez em bovinos
Teste imunocromatográfico, barato e de fácil aplicação em vacarias, que permite detetar a gravidez de uma vaca precocemente. Esta tecnologia permite um menor intervalo temporal entre as tentativas de inseminação da manada, possibilitando a otimização de custos.

Easy Blood Crossmatch (EBC)
Dispositivo que permite, de forma simples, rápida e económica, determinar inequivocamente a compatibilidade sanguínea em situação de transfusões de sangue. Graças ao valor de pressão constante gerado no interior do Easy Blood Crossmatch não há necessidade de submeter a suspensão de plasma e eritrócitos a um processo de centrifugação moroso, dispendioso e que só pode ser executado em laboratório.

Face2Ceph-Reinventing Orthodontics
Sistema informático multiplataforma de apoio ao diagnóstico e seguimento da ação terapêutica em ortodontia com módulos de controlo de dispositivos de distração osteogénica (micro robôs). Apresenta distintas vantagens competitivas face à concorrência pela agilidade, personalização e eficácia na utilização pelo clínico e pelo paciente.

ineye - Healthy eyes for a lifetime
Tratamento não invasivo, inovador, eficaz e permanente que garante a libertação de fármacos através de um inserto ocular aplicado no interior da pálpebra inferior. Como exemplo da sua aplicabilidade, o glaucoma, doença que afeta 80 milhões de pacientes em todo o mundo e cuja posologia implica a autoadministração de gotas oftálmicas em 90% dos casos.

Ledviser
Dispositivo que permite aos ciclistas indicar com antecedência a sua intenção de virar e de travar. O Ledviser pretende aumentar a visibilidade do ciclista na via pública e diminuir a sinistralidade rodoviária.

Playsketch
Tecnologia que permite a criação de videojogos, através de desenhos no papel, de uma forma simples, natural e acessível. A particularidade deste projeto se posiciona na intersecção da tecnologia digital (aplicações móveis) e dos meios tradicionais (desenhos em papel).

REviver na Rede
Plataforma online de apoio à utilização do Facebook por desempregados para promover a socialização, a integração social e a empregabilidade, reforçando as novas formas de procura ativa de emprego. Projeto que apresenta um forte âmbito pedagógico, social e solidário e sem fins lucrativos.

SUNIGHT
Tecnologia que proporciona iluminação homogénea equivalente a uma lâmpada tradicional, utilizando energia 100% limpa, tanto durante o dia como durante a noite. Este produto tem uma eficiência acima da média, com um custo de produção reduzido para populações sem acesso à rede elétrica.

ToyMobi
Tecnologia para o desenvolvimento de produtos digitais (aplicações, jogos e books), direcionados principalmente para crianças, jovens, adultos e profissionais como educadores, psicólogos e técnicos em educação especial. Visa suprir a carência de aplicações e jogos vocacionados para pessoas com necessidades especiais.

WaterKids
Conjunto de dispositivos de segurança (principalmente wearables) para alertar aos pais/pessoas responsáveis na praia ou piscina, antes do real perigo de afogamento, apresentando a localização da criança.  

IDEIAS DE NEGÓCIO ENSINO SECUNDÁRIO | PROJETOS FINALISTAS

3D Cake
Impressora capaz de fazer a impressão de objetos em 3D e de decorar bolos de forma autónoma e precisa, sem utilizar a intervenção humana. Desenvolvimento de um sistema de sensores óticos, para reconhecimento e redimensionamento do tabuleiro de software (Repetier-Host), com soluções criativas e com mais perfeição.

Urgências SOS
Dispositivo de alerta, com tecnologia “wireless”, que possibilita a medição da pressão arterial e temperatura corporal e a localização dos utentes, permitindo uma triagem mais rigorosa e eficaz nos hospitais públicos. O produto consiste no desenvolvimento de um chip que se coloca no pulso, mede os sinais vitais dos utentes e indica a sua localização na sala de espera.

Veículo Inspetor
Veículo que permite a visualização detalhada de terrenos e espaços condicionados, podendo movimentar-se livremente e executar todos os comandos desejados pelo operador. Câmara incorporada que possibilita a visualização, em tempo real, do ambiente e inspecionar o espaço circundante.

PLANOS DE NEGÓCIO | PROJETOS FINALISTAS

ClikTime
Sistema indicador de tempo acoplado a um cateter venoso periférico, acionado na altura de inserção do dispositivo no paciente e que permite ao profissional de saúde perceber o tempo de permanência do mesmo. Os cateteres venosos periféricos (CVP) estão presentes na grande maioria dos utentes internados e outros utilizadores dos serviços de saúde. Estima-se que cerca de um terço destes utentes adquiram alguma complicação associada a este dispositivo.

Multipotent induced Stem Cells (MiStem)
Anualmente nos países desenvolvidos 500 mil pessoas são diagnosticadas com doenças do sangue com indicação clínica para transplante de Células Estaminais Sanguíneas (CES). No entanto, apenas 60 mil transplantes são realizados usando CES autólogas ou alogénicas da medula óssea ou cordão umbilical. Estas CES apresentam limitações relacionadas com o número, compatibilidade e estado de saúde. Deste modo, há necessidade de fontes alternativas de CES para tratar mais doentes com menos risco associado.

Sound Particles
Software áudio 3D revolucionário graças a sua capacidade de lidar com milhares de sons em simultâneo e automaticamente. A pós-produção áudio atualmente apresenta uma abordagem em 2D manual, trabalhando um som de cada vez. O Sound Particles já vem sido utilizado em filmes de Hollywood.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto