5 de junho de 2017

Nelson Oliveira e Carla Martinho vencem Meia Maratona da Figueira da Foz



Bruno Gaspar e Deonilde Costa conquistaram o pódio dos 10 mil metros

Texto e Fotografia de Rogério Neves


Nelson Oliveira da Académica de Coimbra e Carla Martinho do Recreio de Águeda sagraram-se vencedores da 11.ª Meia Maratona da Figueira da Foz, um evento desportivo que contou com o apoio da Câmara Municipal e Atletas.Net.

Bruno Gaspar (Vermoil) e Deonilde Costa (Individual) a não deixarem os seus créditos por mãos alheias e a conquistarem o primeiro degrau do pódio, na prova de distância de mais de 10 mil metros.

Um dos objectivos da organização não foi atingido, estiveram no conjunto das três vertentes 1580 atletas quando o alvo a atingir seria a ultrapassagem da fasquia das 2 mil participações. Na prova masculina, Nelson Oliveira e João Almeida cedo deixaram adivinhar que um deles seria o vencedor, com o atleta academista a "dar a sapatada" ao quilómetro 14 o que lhe permitiu ganhar algum avanço que pode consolidar até à linha de meta.

«Quando se ganha fica-nos sempre uma satisfação especial, vim para ganhar e tive de gerir o esforço e o vento para melhor controlar. Foi bom sentir o apoio das muitas pessoas que nos aplaudiam ao longo do percurso que é simplesmente maravilhoso» afirmou o vencedor da Meia Maratona.
No escalão feminino, Carla Martinho bisou a vitória conseguida na edição anterior, a atleta não teve competidor a discutir a vitória, cortou a linha de chegada com cerca de 10 minutos de avanço sobre Paula Marques do Beira-Mar que discutiu com Ana Petinga da Académica o segundo degrau do pódio ficando este decidido quase sobre a linha de meta.

“Foi uma vitória tranquila” afirmou Carla Martinho justificando “ mantive o meu ritmo desde o inicio e depois tentei um bom tempo mas o vento não permitiu aventuras, de qualquer forma foi uma vitória saborosa numa cidade onde gosto muito de correr pois tem das paisagens mais bonitas que conheço” disse.

Desporto e Solidariedade de mãos dadas

Para além da componente desportiva entendeu a organização da Meia Maratona Figueira da Foz realizar uma acção de solidariedade com a Delegação local da Liga Portuguesa Contra o Cancro doando a esta instituição a quantia de 1 euro por cada inscrito entregando à responsável Milu Palaio 1 600 Euros.

Presidiu ao cerimonial da entrega de troféus o presidente da edilidade, João Ataíde que se fez acompanhar pelo Vereador do Desporto, Carlos Monteiro e ainda pelos presidentes da Assembleia Municipal José Duarte Pereira e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, José Esteves.

«Somos uma cidade sentida e vivida para este tipo de eventos, face ao seu percurso reconhecido como de excelência o nosso desejo é de conseguir trazer cada vez mais gente até nós» justificou João Ataíde concluindo «queremos que o atletismo se desenvolva estamos a construir algumas estruturas para que isso aconteça nomeadamente na Praia pois o nosso propósito é que de forma competitiva ou de lazer haja uma participação activa dos figueirenses» disse.



 Classificação Geral da 11.ª Meia Maratona

Masculinos
1.º Nelson Oliveira - 1:11:36 - Académica Coimbra
2.º João Almeida - 1:12:08 – S. Salvador
3.º Tiago Madureira – 1:14:24 – Individual
4.º Nuno Tinoco – 1:14:32 – E Atletismo Coimbra
5.º Fernando Santos – 1:16:30 – Casa Povo Mangualde

Feminino
1.º Carla Martinho – 1:17:25 – Recreio de Águeda
2.ª Paula Marques – 1:26:36 – Beira Mar
3.ª Ana Petinga – 1:26:56 – A Académica Coimbra

            ==================

10 Mil Metros

Masculinos
1.º Bruno Gaspar – 33:46 - ACVermoil
2.º Rui Rodrigues – 35:52 - AACoimbra
3.º Telmo – 36:05 – DCI/Pedrulha-Mealhada
4.º Ricardo Santos – 36:24 - DCI/Pedrulha-Mealhada
5.º Igor Castro – 36:50 – E Atletismo Coimbra

Femininos
1.ª Deonilde Costa – 42:46 – A C Vermoil
2.ª Catarina Oliveira – 47:32 - Individual
3.ª Filipa Ferreira – 49:32 - Individual

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto