Anuncio

Anuncio

11 de junho de 2017

Malta do Viso "encheu a barriga" de sardinha a cerca de 5 mil pessoas


Figueira da Foz: Cerca de 100 sardinha assadas por minuto


Decorreu no dia 9 e 10 de Junho, no Pavilhão Multiusos da Figueira da Foz, a Festa da Sardinha, um evento organizado com a Malta do Viso, com o apoio da Camâra Municipal, Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e dos amigos do Casal do Rato.

Este certame trata-se de uma tradição com 31 anos, que inicialmente era organizado pela Figueira Grande Turismo e Associação de Comerciantes e Restauração da Figueira da Foz, durante 12 anos na Praça de Touros.

A ementa foi composta por sete ou oito sardinhas assadas no carvão, caldo verde, vinho (garrafa 187 mililitros) ou água (garrafa de 33 centilitros) e broa. O preço foi 4,5 euros por pessoa, com sobremesas, café e digestivos pagos à parte, havendo assim um baixo custo no preço que os consumidores tiveram de pagar.
Envolveu mais de 100 pessoas (todas elas voluntárias) e mais de 2 meses de preparação, num evento cuja animação esteve a cargo do Duo Sanpedro.

Apesar de não ser oficial há a hipótese de este evento se repetir no próximo ano. O objectivo das 5 mil pessoas esteve próximo de ser atingido, além da presença de portugueses, realçar a presença de inúmeros estrangeiros que gostaram muito da sardinha figueirense.

A Malta do Viso é uma associação sem fins lucrativos, com 44 anos de existência, mas 45 de convívios (uma vez que começou com um convívio e posteriormente se tornou associação).

Carlos Baptista, membro da Associação Malta do Viso, afirmou em declarações à Foz ao Minuto que «esta Associação tem uma parceria com duas escolas primárias, a Escola do Viso e a Dr. Rui Martins, e respectivas Associações de pais de ambas as escolas, que colaboram nas actividades, e também ofereceram cabazes a alunos mais carenciados», evidenciando assim um carácter social e solidário.

«Tudo começou com o regresso da Malta da Guerra colonial, que eram já amigos dos tempos de infância» conclui Carlos explicando a formação da Associação.



Texto e fotografia de Carlos Manuel Pinto



Fotogaleria:







Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto