Anuncio

Anuncio

6 de junho de 2017

Escola Bernardino Machado recebeu conferência sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia



            Os professores de Filosofia da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) têm vindo a dinamizar ao longo do presente ano lectivo um ciclo de conferências, actividade denominada “OLHARES SOBRE A CONTEMPORANEIDADE”, em parceria com o programa CES vai à Escola, dinamizado pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, dirigido por Boaventura Sousa Santos.
          A quinta e última conferência intitulada “A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: direitos, liberdades e princípios em debate”, realizou-se no dia 5 de Junho.
          A oradora, Marina Pessoa Henriques é investigadora do Centro de Estudos Sociais e doutoranda do programa «Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI» das Faculdades de Economia e Direito da Universidade de Coimbra. No âmbito da investigação realizada no CES, destaca-se a participação em diversos projectos versando as relações laborais, as políticas de emprego e o acesso ao direito. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com os direitos humanos do trabalho, o acesso à justiça laboral e o diálogo social. Actualmente faz parte da Comissão para a Reforma Legislativa e da Justiça em Timor-Leste que tem como objectivo final constituir uma base sólida para desenhar uma política coerente e eficaz na área da justiça, capaz de afirmar o Estado de direito no seio da diversidade cultural e reconhecer o direito à igualdade e à diferença.
          A abordagem da questão dos direitos humanos na União Europeia, tema de premente actualidade, permitiu aos alunos da Bernardino Machado (10.º e 11.º ano) conhecer os capítulos que constituem a referida carta e situações actuais de violação de direitos que temos como adquiridos.
          No final, para além das questões colocadas pelos alunos, houve ainda a possibilidade de tentar desconstruir ideias feitas acerca da igualdade entre homens e mulheres.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto