8 de junho de 2017

Costa de Lavos, a Aldeia dos Jaquinzinhos- Hasteou bandeira de Ouro da Quercus


COSTA DE LAVOS 

A Casa dos Pescadores da Costa de Lavos, entidade promotora da primeira praia pedagógica do país, apresentou este dia 8 de Junho, o lançamento de uma nova iniciativa:"COSTA DE LAVOS - ALDEIA DOS JAQUINZINHOS", num dia que serviu também para as comemorações do Dia Mundial dos Oceanos, e do hastear da bandeira de Ouro da Quercus (prémio atribuído as águas balneares classificadas como tendo qualidade de ouro, com base na informação pública oficial disponibilizada pela APA).

Também no passado dia 8 a Praia Pedagógica completou dois anos de existência, e a Escola Primária da Costa de Lavos foi visitar a aldeia, numa visita conduzida por Hugo Duarte que ensinou aos mais novos noções importantes sobre a natureza e também dados históricos e culturais sobre a Costa de Lavos.

A Praia Pedagógica é um projecto inovador que já recebeu mais de 3000 visitantes desde que foi criada. Em declarações à Foz ao Minuto, Hugo Duarte geógrafo e animador turístico responsável pela Praia Pedagógica, afirmou que «este é o único projecto pedagógico no país que permite às crianças o contacto com pescadores , com espécies marinhas e também ecossistemas costeiros», relembrando também que «não há mais nenhuma praia pedagógica no mundo».

«Das 3 mil crianças que vieram participar nesta iniciativa, muitas delas tiveram o seu primeiro contacto com peixes vivos, e admiração delas pelos saberes do mar é enorme, até porque muitas o contacto que tinham com peixes era livresco. As crianças que participam na praia pedagógica, são as primeiras no país (sem ser os filhos dos pescadores) a contactar directamente com os homens do mar e ter conhecimento acerca dos saberes do mar»- acrescentou.

Confrontado sobre o balanço que faz do projecto nestes dois anos de existência, Hugo não teve dúvidas: «teve sucesso, e é hoje um projecto da aldeia, é acarinhado por todos, e toda gente tenta apoiar de alguma maneira, aliás é frequente os pescadores dirigirem-se aos meninos e contarem uma história sua e interagirem com os mais novos».

Uma pequena curiosidade: Quando há visitas na Casa típica (uma casa-museu que mostra como eram as antigas casas dos pescadores) José Pata (Presidente da Casa dos Pescadores) costuma tocar um búzio, que outrora, era um sinal sonoro para chamar os pescadores, hoje serve para chamar as crianças e os mais atentos, para mais uma praia pedagógica.

Costa de Lavos, a Aldeia dos Jaquinzinho

José Pata, afirmou à Foz ao Minuto «que Aldeia dos Jaquinzinhos consiste num «novo projecto também da Casa dos Pescadores, no qual se pretende dar a conhecer a Costa de Lavos, terra de pescadores e aproveitar a cultura e a identidade da aldeia, exemplo da arte Xávega e da abundância de peixe».

Esta transformação surge numa altura em que as novas leis permitem que se pesque o jaquinzinho. Para o dirigente associativo: «O jaquinzinho não é só a parte culinária, pretende também dar-se a conhecer tudo aquilo que é a vida do pescador».

O Jaquinzinho é um carapau muito pequeno que, geralmente é comido frio e inteiro. Um peixe que é muito apreciado por todo o Concelho da Figueira da Foz.

Pelas 13h00 foram hasteada a Bandeira do Ouro na Praia, numa cerimónia que contou com a presença do vereador Carlos Monteiro e do chefe de Gabinete do Presidente Municipal, Tiago Castelo Branco.

©


Fotogaleria


































Fotografia e Texto: Joel Perpétuo ©

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto