Anuncio

Anuncio

3 de maio de 2017

Foz ao Minuto e o Jornalismo na Era Digital (Mensagem Editorial)


Esta semana, a título excepcional, a habitual Crónica de Quarta que ocupa este espaço foi substituída pela Mensagem Editorial, num dia simbólico, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.




MENSAGEM

A Foz ao Minuto, é um órgão de comunicação legítimo e imparcial, de carácter regional, que aparece na Figueira da Foz para fazer jornalismo de proximidade, aliando o que de melhor existe nas novas tecnologias com o que há de mais rico na cultura popular, deixando à distância de um clique o que era local e passou a ser global.

Alguns leitores perguntaram o porquê de este projecto ser apenas digital, a resposta é simples, em primeiro lugar por motivos ecológicos, não é necessário massacrar mais a natureza para dar informação diária, em segundo lugar porque entendemos que a informação regional deve viajar pelo mundo, de forma a chegar também às comunidades de emigrantes espalhados que têm o direito de acompanhar o que se passa na sua região, e em terceiro porque valorizamos imenso os conteúdos audiovisuais e, entrevistas em formato digital são uma forma importante de comunicação.

Os números, dizem-nos que a Figueira da Foz com uma população com mais de 60 mil habitantes (fora as comunidades de emigrantes) e com 14 freguesias fazem deste projecto um desafio verdadeiramente aliciante.

Fazendo o balanço do primeiro mês, as expectativas foram superadas, sentimos que estamos no caminho certo, quando verificamos que o número de visualizações da página cresce consideravelmente dia após dia.

Temos recebido elogios e críticas (ajudam a melhorar) o que é sinal que as pessoas sabem da nossa existência e estamos aqui para cumprir o nosso papel. 

Também vamos considerar "elogioso" determinadas pessoas (algumas com responsabilidades deontológicas) plagiarem certos artigos, isso é de facto o "maior elogio", porque supõe-se que estão a reconhecer qualidade na informação que estão a usar de forma intelectualmente desonesta.

A título pessoal queria agradecer a todos aqueles que acreditaram neste projecto desde a primeira hora, e o têm ajudado a realizar-se e tornado possível.

Feliz dia mundial da liberdade de imprensa a todos os jornalistas.


copyright "© 




Director da Foz ao Minuto,

Joel Perpétuo (Carteira Profissional de Jornalista TE 1261)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto