29 de maio de 2017

Alhadas celebrou 500 anos de Foral


Alhadas

Nem a chuva afastou as dezenas de alhadenses e convidados que quiseram, na Junta de Freguesia de Alhadas, celebrar os 500 anos volvidos sobre a entrega do Foral de Alhadas pelo Rei D. Manuel. A efeméride, ocorrida a 23 de Agosto de 1514, foi evocada, no exterior da Junta de Freguesia, com a recriação da entrega do Foral das Alhadas, pelo grupo Bombarda, e pelo descerramento de uma placa comemorativa do momento histórico, seguindo-se, já no interior, as intervenções oficiais da cerimónia.

Jorge Bugalho, presidente da Junta de Freguesia das Alhadas, começou por justificar o perpetuar desta memória com mais de 500 anos com a importância de manter presente, para as gerações vindouras, o orgulho e a identidade locais. «Já em 1158 um grupo de alhadenses lutou na Batalha de Alcácer do Sal, por ordem de D. Afonso Henriques», lembrou.  Foi ao Professor Saúl Gomes, porém, que coube discorrer sobre a longa História do território anterior à formação de Portugal, destacando os seus principais recursos, actividades económicas e importância ao longo de séculos.

Em representação do Presidente da Câmara Municipal, João Ataíde, o Vice-presidente da Autarquia, António Tavares, sublinhou que «a outorga de foral, para além de deveres, definia já limites para esses mesmos deveres e ainda direitos e autonomia regional para um território que produzia muito e bem». Para os dias de hoje, António Tavares transpôs, da efeméride, a necessidade de «reconhecer o valor histórico desta terra, e aproveitar para reflectir sobre a extensão que se deve dar ao poder das autarquias e, acima de tudo, retirar dos ensinamentos da História que nada desta evolução se fez ou se faz instantaneamente, mas na sequência das conquistas sustentadas da população».

O dia de festa em Alhadas terminou com um lanche oferecido à população e convidados.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto