Anuncio

Anuncio

20 de abril de 2017

Mário Frota discursou na Assembleia Figueirense




Mário Frota ao Centro

Crédito Hipotecário- a Nova directiva Europeia

Antes de uma palestra na Assembleia Figueirense, o Professor Mário Frota em declarações à Foz ao Minuto afirmou que «Portugal está há mais de 1 ano atrasado, naquilo que se chama a transposição da directiva para o direito interno português, relembrando que este deveria ter sido "transportado" até ao dia 21 de Março do ano transacto, e por esta altura estamos em Abril e ainda nada se transpôs.


Realçou também a necessidade de «dar a saber às pessoas quais são, efectivamente, as regras que terão de se observar sempre que alguém tenha de aceder ao crédito de habitação com hipoteca».

O Professor Mário Frota usou, ainda, uma expressão africana «só se empresta um cabrito a quem tem um boi» para ilustrar a ideia chave acerca do tema, exemplificando que «no caso europeu se passou a emprestar um boi a quem nem se vislumbra que possua um cabrito».

Sobre os bancos, referiu que estes «emprestam dinheiro para a compra de casa sem qualquer critério. Acabando por, não só cobrirem o valor da casa, como ainda emprestarem o valor da mesma sem uma avaliação estrita, para as pessoas comprarem carros, mobílias e o mais que daí viesse. Por conseguinte, todas as vítimas  da crise de 2007 e 2008 confrontaram-se  com a execução das hipotecas e viram as suas casas lançadas em hasta pública, acabando por ficar sem casa e cobrir a diferença entre o valor pelo qual as casas eram adquiridas e o valor que estavam a dever». Esta nova legislação visa evitar que ocorram mais situações destas. 


Para assistir na íntegra à entrevista de Mário Frota para a Foz ao Minuto carregue aqui.

Para assistir na íntegra ao discurso de Mário Frota na Assembleia Figueirense carregue aqui.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto